Lançada áreas prioritárias para conservação de cavernas
por José Eduardo.
O Centro de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) lançou as Áreas Prioritárias para a Conservação do Patrimônio Espeleológico. A publicação é um marco para a espeleologia no Brasil e traz priorização de áreas para a conservação. Segundo o coordenador do Cecav, Jocy Cruz, o mapa define as ações preferenciais para as áreas de ocorrência de cavernas no país.
As cavernas foram divididas em categorias voltadas para a criação ou ampliação de UCs; fiscalização e monitoramento; educação ambiental e patrimonial; manejo; pesquisa e ampliação do conhecimento. “O documento é importante e estratégico para a gestão dessas áreas, norteando, em especial, as políticas públicas voltadas para a conservação de áreas protegidas atuais e futuras”, explana Cruz.
A priorização de áreas para a conservação do patrimônio espeleológico nacional é a Ação 7.2 do PAN - Cavernas do São Francisco, fundamentado nas diretrizes do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (Portaria MMA nº 358/2009). Essa ação é parte de um conjunto de atividades referentes à criação e manutenção de áreas protegidas para a conservação do Patrimônio Espeleológico (Objetivo Específico 7) e tem previsão de revisão em 4 anos.
Fonte: SBE Notícias n°392 (01/02/2019)