Geospéleo Projetos e Estudos Espeleológicos

Experiência e compromisso a seu serviço


OCORRÊNCIA DE BARBEIRO, VETOR DA DOENÇA DE CHAGAS, EM CAVERNAS DE INDIARA-GO

por

Levantamento bioespeleológico realizado em cavernas localizadas em área de mineração no município de Indiara-GO, pela Geospéleo Projetos e Estudos Espeleológicos, registrou a ocorrência do inseto Triatoma williami, pertencente à Ordem Hemíptera, Família Reduviidae, Subfamília Triatominae, conhecidos popularmente como barbeiros.

Os barbeiros são hematófagos em todas as fases da vida e potenciais transmissores da Doença de Chagas. Tal doença consiste numa infecção sistêmica causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi e constitui um sério problema de saúde pública em toda América Latina.

Foi amostrada uma população pequena dentro das cavidades estudadas, variando de quatro a seis indivíduos. Porém, no entorno das cavidades, chegou a ser amostrados 22 indivíduos numa área de cerca de 2 m². Devido a grande quantidade de tal vetor, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás foi notificada através de sua ouvidoria e atualmente o caso está sendo analisado pela Secretaria Municipal de Saúde de Indiara-GO.



Endereço:

Rua 55 nº 578 Qd.136 Lt.03 Setor Central
Goiânia- Goiás

Contatos:

Fones:
(62) 3224-0095 | (62) 9919-4747
E-mail:
carsteespeleo@yahoo.com.br

Geospéleo Projetos e Estudos Espeleológicos


Todos direitos reservados | 2013 à 2017 | Copyright © Geospeleo Projetos e Estudos Espeleológicos